sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Fonte chaveada industrial pode ser utilizada a plena potência? O que dizem os fabricantes?



Para melhor confiabilidade, fabricantes de fontes chaveadas profissionais recomendam manter uma reserva de 30% de potência, ou seja, que seja escolhida uma fonte com 30% de potência acima da necessidade real.

Por exemplo, se o sistema precisa de 200W, a sugestão é utilizar uma fonte de 260W de potência de saída (ou mais).

Fazendo isso, efetivamente aumenta-se a confiabilidade da fonte no sistema, evitando o stress de componentes e eventual queima prematura.

Outro ponto a ser considerado para definir a potência de uso, lembram os fabricantes, é a temperatura ambiente onde a fonte chaveada ficará instalada e em operação.

Para funcionar em um ambiente de temperatura mais alta, é necessário considerar uma redução na potência exigida na saída. Essa redução é indicada em uma curva chamada “derating curve” (exemplo abaixo), que relaciona a "temperatura ambiente" com a "potência de carga” (Load %).



Assim, compondo as duas informações, são duas reduções a serem consideradas.

Por exemplo, se a fonte que tem a derating curve acima estiver em um ambiente próximo de 55 °C, e com tensão de entrada de 110VAC, é recomendado que seja exigida no máximo a 80% da sua capacidade plena.


Considerando também a “reserva” de 30% para maior confiabilidade e vida útil, ficamos com 80 / (1+ 0,3) = 61,5%.

Embora
usar uma fonte a quase 60% da sua capacidade total pareça uma subutilização exagerada, ou até mesmo um “desperdício”, essa é uma boa prática para minimizar falhas do sistema, seja devido ao desarme da fonte por alta temperatura (a maioria das fontes profissionais possui esse tipo de proteção), seja devido à queima precoce de algum componente exigido além dos seus limites normais, resultando em intervenções de reparo com maior frequência.

Claro que, se quiser ter um melhor aproveitamento da capacidade da fonte,
o projetista pode pensar em formas de compensar a maior temperatura do ambiente, por exemplo, prevendo que a fonte seja instalada em caixa-abrigo com refrigeração forçada (cooler), ou até mesmo mudando o local de instalação, buscando um ambiente com temperatura mais amena ou controlada (ambiente climatizado).

O importante é não desprezar nem subestimar as recomendações de precauções dos fabricantes. Seguindo essas orientações, os equipamentos alimentados pela fonte chaveada terão maior confiabilidade e menor índice de falhas devido a essa parte da alimentação elétrica, maximizando a confiabilidade e disponibilidade do Sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário